Curso Intensivo de Ortodontia para Iniciantes

 Home / Cursos / Ortodontia / Curso Intensivo de Ortodontia para Iniciantes

Curso Intensivo de Ortodontia para Iniciantes

Curso Intensivo de Ortodontia para Iniciantes

 

Descrição: Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia, sem precedentes, que visa educar, treinar e capacitar o aluno para o atendimento clínico a pacientes portadores de má-oclusões simples e/ou complexas através das mais modernas técnicas e materiais.

O curso intensivo utiliza-se de técnicas de ensino inovadoras (PBL – Problem Based Learning) e uma metodologia com foco no aluno, extraindo o máximo do desempenho e aprendizado.

Constitui-se em 13 módulos didaticamente separados, onde o aluno poderá aprender técnicas ortodônticas clássicas e modernas, desenvolver espirito crítico e pensamento analítico, baseado em evidências científicas e experiência clínica.

Cada módulo é composto de três dias (24 hs/módulo), sendo dois dias de aulas teórico-laboratoriais e um dia clínico, em turmas reduzidas (máx. 12 alunos). Além do curso regular, o aluno poderá optar em fazer módulos separados sobre um tema específico de seu interesse.

A coordenação é do Dr. (MSc.) Giovanni de Carvalho e sua equipe, além de grandes nomes de nossa instituição, todos mestres e/ou doutores.

É a oportunidade para compreender a teoria e aplicar, na prática, procedimentos mecânicos e terapias variadas, como aparelhos autoligados, minimplantes ortodônticos, alinhadores estéticos, colagem indireta de acessórios, fotografia, aparelhos ortopédicos, técnica MBT, técnica biofuncional, tracionamento de caninos, planejamento ortodôntico, tratamento de casos orto-cirúrgicos, gestão e marketing, uso de toxina botulínica, uso de resinas, facetas e fragmentos nas finalizações e muito mais.

  • Turma: 36° Turma - 2° Turma Intensiva
  • Início do Curso: 11/09/2017
  • Duração do Curso: 13 meses
  • Periodicidade: 3 dias/mês - Segunda, Terça e Quarta-feira
  • Nível de Aperfeiçoamento: Aperfeiçoamento
  • Tipo: Teórico - Laboratorial - Clínico
  • Vagas: 14 alunos
  • Local: Cetro - BH
Fazer Pré-Inscrição
Coordenação
Dr. Giovanni de Carvalho

Especialista e Mestre em Ortodontia.
Pós-graduado em Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
Diretor do Centro de Especialização e Treinamento da Odontologia - CETRO-BH.
Membro do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care.
Colaborador científico dos braquetes Infinity e alinhadores estéticos Total Aligner.
Speaker Dentsply - Essix e credenciador do sistema Essix Clear Aligner.
Palestrante e autor de diversos artigos.

Professores Convidados

Dra. Eliane Maria Duarte de Carvalho

Especialista e Mestre em Ortodontia

Dr. Luiz Henrique Lages
Mestre e Doutorando em Ortodontia

Dr. Allan Portes
Especialista em Ortodontista e Mestre em Engenharia de Materiais

Dr. Leonardo Fonseca
Especialista e Mestre em Ortodontia

Dr. Cristiano Guimarães Pereira

Especialista e Mestre em Ortodontia

Conheça toda a nossa equipe, clicando 
AQUI!
Conteúdo Programático

MÓDULO 1:

Classificação e discussão sobre as má-oclusões

Apresentação dos instrumentais ortodônticos

Aparelhos Pré-Programados e Prescrição MBT

Colagem Direta e Indireta de Braquetes (teórico e laboratorial)

Typodont (Classe I com exodontias) com Aparelhos Autoligados

 

MÓDULO 2:

Ancoragens convencionais e esqueléticas (minimplantes)

Fios Ortodônticos – Características, Propriedades e Uso

Sequência de fios e diagramas – Alinhamento e nivelamento dos arcos

Retração Anterior

Finalização Ortodôntica (Dobras de Finalização)

 

MÓDULO 3:

Finalização Ortodôntica (Dobras de Finalização) e Intercuspidação

Contenções convencionais e Contenções estéticas (alinhadores)

Fotografia (teoria e prática) na Ortodontia

 

MÓDULO 4:

Análise Cefalométrica

Análise Facial

Análise de Modelos e Análise de Bolton

 

MÓDULO 5:

Tratamento Precoce das Maloclusões

Aparelhos Ortopédicos (Intra e Extrabucais – AAEB, máscara de Petit, mentoneira)

Mantenedores de Espaço convencionais, com minimplantes e com alinhadores

Tratamento de problemas transversais, verticais e sagitais na dentadura mista

 

MÓDULO 6:

Treinamento intensivo com minimplantes (teórico, laboratorial e prático)

Protocolo de ancoragem esquelética Chris Chang

Minimplantes para disjunção palatina (protocolo Pec Lab)

Biomecânica aplicada aos minimplantes (teórico e laboratorial)

 

MÓDULO 7:

Tratamento de problemas transversais (esqueléticos e dento-alveolares) na dentadura permanente

Disjuntores, expansores lentos e elásticos cruzados

Tratamento de problemas verticais (esqueléticos e dento-alveolares) na dentadura permanente

Tratamento da sobremordida profunda

Uso de curvas acentuadas e reversas, batentes de mordida, dobras de intrusão, colagens diferenciais

Arco Utilidade de Ricketts (teórico e laboratorial)

 

MÓDULO 8:

Tratamento de problemas verticais (esqueléticos e dento-alveolares) na dentadura permanente

Tratamento da mordida aberta

Colagens diferenciais, esporões, grade palatina, elásticos, intrusão de molares com minimplantes

Tratamento de problemas sagitais (esqueléticos e dento-alveolares) na dentadura permanente

Tratamento da má-oclusão de Classe I com e sem exodontias (casos simples e complexos)

Agenesias de incisivos laterais

Torques (teórico, laboratorial e prático)

 

MÓDULO 9:

Tratamento de problemas sagitais (esqueléticos e dento-alveolares) na dentadura permanente

Tratamento da má-oclusão de Classe II em typodont (prescrição MBT convencional)

Distalizadores Ortodônticos (Sliding Jig, Jones Jig, Pêndulum e minimplantes)

Ortopedia Funcional Fixa (Propulsores Mandibulares): Forsus, APM, FLF

Elástico de Classe II

 

MÓDULO 10:

Tratamento de problemas sagitais (esqueléticos e dento-alveolares) na dentadura permanente

Tratamento da má-oclusão de Classe III em typodont (prescrição biofuncional)

Prescrições biofuncional e Leopoldino Capelozza

Elástico de Classe III

Biomecânica Ortodôntica(teórico e laboratorial)

Recursos especiais Tracionamento de Caninos. Cantileveres, barras transpalatinas especiais, mecânica overlay, alças para retração e para verticalização de molares (teórico e laboratorial)

Verticalização de molares

Casos atípicos, casos com exodontia de 2° molares, casos com exodontia de incisivos inferiores

 

MÓDULO 11:

Treinamento Intensivo de Planejamento Ortodôntico

Controle de Recidivas e Sistemas de Alinhadores Estéticos

Credenciamento do Sistema Essix Clear Aligner

Montagem de Casos Clínicos para apresentação

 

MÓDULO 12:

Tratamento Orto-Cirúrgico – Traçado Predictivo

Planejamento, Tratamento Pré e Pós-cirúrgico

Possibilidade de Acompanhar pacientes em hospital

Gestão, Administração e Marketing no consultório ortodôntico

 

MÓDULO 13:

Ortodontia em adultos. O que muda? Mecânica simplificada, uso de fios de alta tecnologia, minimplantes

Recursos especiais para o adulto: Braquetes estéticos, Ortodontia Lingual

Interdiciplinariedade Orto-Perio, Orto-Dentística (estética), Orto-Prótese, Orto-Implante

Técnicas Estéticas Faciais para adultos – Toxina Botulínica, Preenchedores, Fios de Sustentação, Bichectomia

Finalização Estética com Dentística

Aumento de Dentes Conóides, Facetas e Fragmentos

Apresentação dos Casos Clínicos pelos alunos

Entrega de Certificados

 

Fotos (Turmas Passadas)
Confira todas as fotos das turmas passadas clicando AQUI!
Diferencial 1 - Ensino PBL e Intensa Carga Horária Prática
Curso Intensivo de Ortodontia é uma nova proposta de ensino da Ortodontia. Visa permitir que o aluno atue clinicamente e solucione os mais diversos tipos de má-oclusões existentes. Ele foi criado com um número de módulos compacto (13 módulos) para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente evitando assim a desmotivação característica de parte dos egressos após 14 meses de curso. Os dias (sexta, sábado e domingo) também foram estrategicamente eleitos para evitar que os profissionais percam muitos rendimentos estando ausentes de seus consultórios.

O ensino será pautado em uma das mais inovadoras e eficientes metodologias existentes - o PBL (Problem Based Learning) utilizado atualmente nas mais conceituadas instituições de ensino do mundo, como Stanford, Harvard, MC Master University, Oxford, Illinois, Ohio entre outras.

O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

Além disto, compreende-se em um curso primordialmente prático, com uma intensa carga horária laboratorial e clínica, onde o estudante terá a oportunidade de conhecer as melhores técnicas e materiais ortodônticos.
Diferencial 2
Recursos tecnológicos como vídeo-conferência, transmissão ao vivo de procedimentos clínicos, gravação de aulas, utilização de recursos de multimídia, biblioteca e um grande ambiente de estudo virtual serão utilizados.

Todos os typodonts serão emprestados pelo curso.

Os interessados poderão se increver como alunos regulares (curso completo - 13 meses, com desconto), ou optar em fazer módulos avulsos, de acordo com o seu interesse.

OBS. Os alunos de módulos avulsos não poderão participar das sessões tutoriais de PBL e nem da clínica, e apenas terão um certificado referente ao módulo frequentado. Estes alunos deverão fazer suas inscrições com no mínimo 15 dias de antecedência e ficarão sujeitos a disponibilidade de lugares.
Público - Alvo do Curso
Cirurgiões dentistas recém formados ou veteranos que desejem iniciar e/ou ampliar seus conhecimentos na área ortodôntica.

Ortodontistas que querem ampliar seus conhecimentos sobre algum tema específico da grade curricular do curso.

São pré-requisitos para ser aluno do Curso Intensivo de Ortodontia para Iniciantes:
    Ter iniciativa para estudar por conta própria;

    Sentir-se à vontade para formular objetivos de aprendizado flexíveis mesmo que apresentem, por vezes, alguma ambiguidade;

    Sentir-se à vontade para aprender com técnicas de leitura e discussão;

    Considerar desejável o aprendizado sempre em um contexto clínico.

OBS. Para admissão no curso, será feita uma análise curricular.
OBS. Em caso de dúvidas, por gentileza, enviar uma mensagem (whattsapp) para o número (31) 9 91030355.